quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

E isso é justiça?

Durante uma rápida explorada pela web uma notícia me chamou a atenção. Ela falava justamente sobre o terrível crime que sensibilizou o Brasil, cometido por rapazes menores de 18 anos. Só que dessa vez, foi um grupo de pessoas que tentaram espancar (ou talvez até matar) os quatro criminosos.

Queria deixar apenas uma questão aqui para ser refletida: essas pessoas tinham justificativa moral para atacar os rapazes responsáveis pelo crime? Quando é que espancar e matar se torna plausível para uma sociedade? E por último, os pais da vítima são aqueles que merecem mais pena?

Numa resposta rápida e superficial eu diria que sim. Afinal de contas, são os pais que estão sofrendo injustamente nesse exato momento, tudo por causa de pessoas sem coração e sem princípios, capazes de fazer atrocidades apenas para conseguir dinheiro. Mas eu não posso manter minha resposta, e por mais que pareça brincadeira achar que os culpados merecem mais compaixão que as vítimas, eu preciso acreditar nessa hipótese com seriedade. Se eu não fizer isso, estarei automaticamente fazendo muitas escolhas sérias que acredito serem erradas. Se eu não fizer isso, estarei acreditando que existem pessoas no mundo que não merecem compaixão. Se eu não fizer isso, estarei acreditando que a igualdade entre seres humanos é, e sempre será uma utopia. E por maior que seja o sofrimento que a mãe e o pai da criança estão passando, é mais triste ainda ver que pessoas tão jovens estão jogando suas vidas fora e nada mais conhecerão além da desgraça.

É por isso que eu peço para acreditarmos na legislação e darmos o tempo necessário para que a justiça seja feita. Cidadãos, esse não é nosso papel.

2 comentários:

Diego de Andrade disse...

Olha Nandim, a princípio os ladrões ou assasinos devem realmente pagar pelo o que fazem na cadeia. Mas, se você pensar que nem a nossa justiça está podendo contornar a situação alarmante em que estamos presenciando, com os marginais fazendo gato e sapato das nossas autoridades, e ainda muitos policiais até colaboram para que o crime ocorra. De certa forma, acho que a população está revoltada com a justiça nesse país, então já que ninguem puni os bandidos, o povo puni com suas própias mãos. Compaixão com bandidos que não tem consciência do que fazem, não existe. Eu apoio a atitude do povo brasileiro, quando quer fazer justiça com as própias mãos.

Até mais Nandim, ficou ótimo o seu blog continue assim, que irei acompanhá-lo sempre =D. Abraços.

Seres Humanos são Engraçados disse...

Nuss...oO
..treta...