segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Os Simpsons - O Filme

Existe algo indescritível em torno dos personagens de Os Simpsons. Com um charme e carísma irresistível, cada membro da família consegue, à sua maneira, criar uma harmonia perfeita para a história, que diverte de várias maneiras, por várias perspectivas e para diversos públicos. Ou seja, um universo rico para contar tantas histórias que já está para sair a 19° temporada. Em contrapartida, existe um problema que acerca praticamente qualquer série de televisão com ambições de ir para a telona: a história e a narrativa de séries televisivas encantam justamente pela leveza embalada à forma como essas devem ser contadas. O resultado geralmente é um longo episódio para ser visto no cinema, sem nenhum charme especial, ou ainda pior, uma trama "especial" com um enredo sério (geralmente envolvendo o risco do planeta) que nada condiz à "alma" do seriado. Soma-se isso às constantes reclamações sobre a qualidade das temporadas mais recentes (não posso opinar já que infelizmente não ando ancopanhando o desenho), o que deixou a produção com chances ainda maiores de dar errado. Esqueça! Simpsons O Filme é um etretenimento absolutamente irresistível que prova como é possível criar ambiciosos (mesmo que não tecnológicamente) longas respeitando a natureza da obra original.
Com uma breve "introdução" dos personagens principais, a trama é contada de forma leviana, com divertidíssimas piadas e inúmeras referências (Green Day, Homem Aranha, Harry Potter, Titanic e O Rei Leão são só algumas delas), e acerta ao não investir nos acontecimentos principais de forma muito carregada. Então, ao mesmo tempo que os produtores exibem o "quê" adicional de que o que estamos vendo não se trata de um episódio comum, a característica principal do desenho jamais é deixada de lado. Sobra tempo aqui, até para investir um pouco nos cidadões de Springfield, um atrativo a parte dos Simpsons da TV. Aliás, as críticas feitas pelo desenho em cima dos seres humanos são realmente geniais: temos o policial marginalizado, o pastor materialista, o político corrúpto, o diretor da escola "paneleiro" (escolhem os alunos "bons" e os "ruins") e assim por diante. E os produtores se mostram corajosos em criticar(sempre através do humor) temas delicados como religião e até racismo.
Funcionando melhor na primeira metade, cuja as piadas são mais inspiradas e numerosas, o filme é divertido praticamente o tempo todo (se perdendo um pouco com a aparição desnecessária de uma esquimó, que infelizmente é comprida demais), Simpsons O Filme só deve ser encarado como um longo episódio no cinema superficialmente. Na essência, trata-se de um divertimento especial, um evento homenageando um dos maiores desenhos de todos os tempos. E o faz, com dignidade.

4 comentários:

Marco Paulo disse...

"carísma" nandim?
E ou, eu num assisti ainda, mas esse filme deve ser o melhor mesmo :D
To me sentindo solitário, já que só eu que comento essa porra.
Ou, e o Geração Bit tá muito legal, mas eu acho que uma coisa importante é vocês ASSINAREM os posts, o que não aconteceu com o último, aquele do Street Fighter VS Mortal Kombat (que aliás, massa demais mesmo o vídeo ^^).
Beijão =*

Geraçao Bit disse...

nandim falando..
né marcão.. se meus amigos não me apoiam.. quem vai apoiar?

to desanimadão com esse blog, mas fazer oq.. é a vida...

Valeu pelos elogios e pelas críticas senhor MP, o post do vídeo foi de minha autoria mesmo, esqueci de assinar,vou fazer isso agorinha!

Geraçao Bit disse...

Dann diz:

- Duuhh...

Geraçao Bit disse...

Po!
Esse filme é muito bom, é um clássico!

O Homer nunca esteve melhor! E participações muito importante da Meg!