sábado, 14 de julho de 2007

E3 2007: Impressões

Para quem não sabe, foi realizada nos dias 11 a 13 de julho a E3, considerada o maior evento de games para divulgar os grandes lançamentos. Vou deixar aqui uma rápida impressão dos games que ví:

ps: vale lembrar que as opiniões são TOTALMENTE pessoais, baseadas apenas na minha impressão para com os vídeos exibidos na feira.


Mario Galaxy (Wii): 4/5
Fiquei surpreso com o vídeo. Confesso que não estava tão ansioso com este game, talvez por não ter recuperado ainda da decepção que foi Mario Sunshine. Também não tinha conseguido engolir muito até então a premissa de um Mario no espaço (o carisma dos mundos temáticos foram fundamentais para o sucesso de todos os grandes jogos da série) mas o que foi mostrado nessa E3 surpreendeu. Parece um grande game, mas ainda tenho minhas dúvidas se aquí está o sucessor de Super Mario 64.



Devil May Cry 4 (PS3 e XBOX 360): 4/5
O vídeo mostrando a batalha contra um boss demoníaco foi fenomenal. A série Devil May Cry (criada na geração passada) sanou uma carência há muito criada em gamers das antigas: a de uma jogabilidade divertida, frenética e desafiadora. Pode não ser o que se espera de mais bonito na nova geração (apesar de que juro, não vejo motivos para reclamar) mas gráficos é só o que se vêm falando desde que ouvimos falar de PS3 e XBOX360. Minha opinião é: após DMC4 parece ser, digo que este tem tudo para se tornar o melhor jogo da franquia.

Burnout Paradise (PS3 e XBOX360): 4/5
Exatamente o que eu esperava: O Burnout que todos conhecemos com gráficos aperfeiçoados. E logicamente, batidas abusivas e sensacionais. A questão é: não dá pra se dizer muito sobre um Burnout sem joga-lo. O mais importante aquí é a jogabilidade. Mas como fã da série (apesar de ter ficado um pouco decepcionado com Dominator) mal posso esperar para ver mais sobre Paradise.




TUROK (PS3, XBOX360 e PC): 3/5

Foram 3 belíssimos minutos de exibição do gameplay, mostrando um FPS com surpreendente capacidade de imersão ao clima e ambiente jurássico. Me interessei bastante e queria ver mais dinossauros (tirando raríssimas partes, foi mostrado basicamente Turok enfrentando humanos). Eu juro que estou maravilhado com tudo que estou vendo (tecnológicamente falando) e é até difícil ter senso crítico quantos aos gráficos da nova geração, mas não posso deixar de dizer que sobre umas sombras bem feias que ví, inclusive a de um dinossauro que sumiu durante um tempo. É um problema que espero que seja resolvido.


Metroid Prime 3 (Wii): 4/5
Prime 3 com certeza será um ótimo game. A questão é: até que ponto ele trará diferenças significativas em relação aos antecessores do GC? Wii Mote? Tá, isso é fantástico, mas vindo do Wii não poderíamos esperar nada diferente, não é mesmo? No final das contas, fiquei impressionado com a qualidade de MP3 como a maioria dos gamers mundo afora, mas ele será revolucionário em algum aspécto?



Resident Evil 5 (PS3 e XBOX360): 3/5
Já esperava que RE5 fosse mostrado esse ano. Mas confesso que gostaria de ver coisas um pouco mais interessantes do que ví. Na verdade foi um pequeno teaser, que nada revelou a respeito do gameplay, sem revelar nada de interessante sobre a história, nem mesmo os personagens. Não que resultará em um game fraco, longe disso, apenas faltou aquele feeling que faz um diferencial nessa série tão boa. Resta apenas aguardar mais informações.



Eternal Sonata (XBOX 360): 5/5
A grande surpresa dessa E3 pra mim. Com todo esse alvoroço de grandes gráficos, foi justamente em um game que nem tinha ouvido falar que encontrei o que mais estava procurando: estética artística diferenciada. É uma nova forma de fazer games, utilizando desenhos de maneira fantástica. A trilha sonora também impressionou, assistam o trailer para verem a surpresa! Ah, sem esquecer que terá modo cooperativo (offline) para até 3 jogadores.



Halo 3 (XBOX 360): 4/5
Um dos games mais esperados para essa E3. Confesso que não joguei nenhum game da série, mas juro que me senti arrependido por isto ao ver esse vídeo. O visual é fantástico e as cenas de gameplay mostradas foram simplesmente cinematográficas.




Metal Gear Solid 4 (PS3): 5/5
OK, não vou negar que essa é uma das minhas séries favoritas. Mas não consigo imaginar um jogo que será tão beneficiado nesta nova geração quanto o cinemático MGS. O vídeo exibido foi fantástico, e por incrível que pareça, parece ter melhorado graficamente. A luta entre Ninja e Vamp foi o grande destaque, só que ainda queria um vídeo que exibisse um pouco do gameplay (apesar de assumir que prefiro as cut-scenes de MGS que o próprio jogo).



Killzone 2 (PS3): 4/5
Com certeza um dos maiores alvoroços da E3 passada. Um vídeo exibido ano passado deixou fóruns de internet em discussões fervorosas sobre o que fora mostrado, alegando que as cenas não eram in-game. Agora a surpresa: É IN GAME SIM! O novo vídeo mostra cenas incríveis, creio que esse seja o jogo mais bonito de toda E3 tecnicamente falando.


Um comentário:

Diego Araújo disse...

Pô, Nandim! Eu nunca vou escrever sobre games como vc.

Minha maior frustração "nerd-consumista" é não ter acompanhado a era 3D dos consoles, huahahaha. Até hj eu jogo Diablo no meu pc durante as férias e acho os gráficos tão emocionantes...