segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Final Fantasy VII - Livro: o que sucedeu

Lembro que fiz uma promessa de que terminaria o projeto (a primeira parte dele na verdade) até o dia 15 (se não me engano) de dezembro de 2008 ou fecharia este blog. Todo mundo deve ter se esquecido disso, mas eu de fato quebrei a promessa. Me envolvi durante um bom tempo e ralei bastante, mas quando tinha 42 páginas escritas achei que estava na hora de receber um feedback, mostrei pra algumas pessoas. Acho que tenho que explicar aqui o que exatamente aconteceu.

Eu mesmo li o que havia escrito com olhos críticos, e não deu pra esconder que muita coisa precisava melhorar. Pra falar a verdade me senti um grande amador, ainda que admito ter escrevido algumas frases inspiradas. Com isso em mente liguei o foda-se e agi: "vou tentar divulgar o trabalho, e se der respaldo, continuo", pensei. Comecei a mostrar em várias comunidades e ninguem parecia sentir interesse em ler, e portanto desanimei um pouco. Mostrei em um grande fórum de games e nesse dia tive uma ótima resposta: recebi inúmeros elogios de gente pedindo pra eu terminar porque estava muito bom. Houve inclusive um rapaz que me disse que tinha sido o melhor livro que ele havia lido na vida e suplicou pra eu continuar a história. Claro que eu fiquei muito feliz, mesmo sabendo que se tratava de um garoto de pouca leitura, com pouca experiência pra reconhecer minhas falhas óbvias. No final, tomei uma ultima atitude: escrevi um e-mail para o site www.finalfantasy.com.br falando sobre meu projeto.

Durante um mês não obtive resposta.

Um belo dia eu abri minha caixa de e-mails e me deparei com um que me deixou agradavelmente surpreso: era do site dizendo que eles adoraram o projeto e dispobilizaram pra quem quisesse ler. Isso movimentou algumas comunidades no orkut, principalmente a "Final Fantasy VII Brasil", já que o site é muito visitado, e descobri isso recebendo alguns scraps de pessoas que acharam meu perfil. Havia gente elogiando, gente dizendo que estava bom mas com algumas falhas, assim como gente dizendo que estava muito ruim, cheio que elementos que mudavam demais a história principal.

Feliz com meus 15 minutos de fama, comecei a ler o que as pessoas diziam, e entre os comentários, havia um grupo seleto de pessoas que me atacavam com tudo, dizendo que eu havia traído a história principal, inventado coisas, etc. Por mais que eu respeitasse esse ponto de vista, fiquei contrariado já que todas as críticas eram sobre as 3 primeiras páginas (no máximo). Como alguem pode condenar um trabalho que tomou tanto esforço e tempo de alguem apenas com 2 minutos de leitura? Ainda mais pelo fato de que não eram críticas construtivas, mas feitas com o maior despeito e agressividade verbal.Procurei me defender na argumentação, dizer que aquilo era uma adaptação, que as coisas que as vezes funcionavam em um jogo não funcionariam em um livro. Falei que poderiam criticar um pouco meu modo de escrever, meu estilo, o que eu poderia melhorar, mas ninguém estava interessado nisso. Só falavam em como a história estava diferente, como nunca tal personagem faria isso, etc.

Até que, durante aquela argumentação, o tópico foi simplesmente deletado. Procurei rapidamente um chamado "Punições", que existe em quase todas as grandes comunidades, e estranhamente não havia nada lá. Ninguém explicou o porque o tópico que falava do meu projeto não havia sido apagado, então fiz um post lá perguntando o porquê, e bem, foi deletado também.

Então eu descobri.

Todo mundo que estava criticando o projeto (ou deveria dizer 90% deles) eram os próprios moderadores da comunidade. Revoltado com o fato, e com minha impotência em me defender, escrevi:

"Quanta covardia. É mais fácil apagar meu post do que responde-lo. Afinal de contas, quem manda nisso são vocês, não é?

Curiosamente toda a galera que criticou (e o fato de deletarem o tópico só mostra que perderam a razão) o tópico são moderadores da comunidade. Que coisa patética. Vocês vão ler isso e imediatamente deletar esse post. Porque é assim que os covardes agem. Tudo bem, podem fazer isso. Me banam da comunidade também, porque assim não posso falar mais nada.

Possivelmente quase ninguem vai ver isso até o momento que deletarem, então não estão correndo nenhum risco de perder reputação. Só a integridade.

Obviamente meu post foi deletado alguns minutos depois, e o rapaz que o fez se justificou, me mandando ir a merda. Disse que ninguém deletou o tópico, que provavelmente foi um bug (aham). Sem mais o que fazer, apenas li por mais alguns minutos aquela comunidade, enquanto esse mesmo moderador bania uma moça por xingar um moderador. Ele falou politicamente que não se pode xingar moderador algum, e que na verdade não era certo ninguem ofender ninguem. Então tá.

Curioso, numa tentantiva de escrever um livro que iria agradar os fãs de Final Fantasy VII, fui deletado da comunidade deles.

Fica aí meu desabafo...

7 comentários:

Naiara disse...

Nandim, onde é que eu entro para ler?


Beijão procê!

Naiara

Diego Araújo disse...

Putz, não é por nada não, mas realmente me parece que os "fanboys" de games estão entre os mais xiitas do universo nerd.

Não duvido que eu leia e ache massa, mesmo sem ter jogado. Aliás, cadê?

Leandro Murta disse...

Olá, eu já li a sua história, fiquei muito interessado, não me importo se houve alteração no rumo, isso se chama criatividade, e capacidade de adaptar algo que já é uma obra de arte para o livro, por favor, se puder mandar para mim o projeto para que eu possa ler ficarei muito³ feliz rsrs, meu email é leandrodlm_1990@hotmail.com . caso tenha um msn e queira me adicionar para trocar ideia, fique a vontade. um grande abraço, e parabens pelo trabalho. =]

tiagoz disse...

que pena eu queria tamto ler

tiagoz disse...

que pena eu queria tamto ler

Vincent Law disse...

Poderia dizer que esse livro sucedeu o Chrono Trigger...

http://revelandoagnose.blogspot.com/

A capa dela.
> http://a.imageshack.us/img340/9471/mundodeavaloncaminhodag.jpg

tiagoz disse...

Nossa cara gostaria que seu livro fosse lançado, Eu compraria com certeza.