domingo, 4 de janeiro de 2009

Resident Evil: Degeneração

Minha história com Resident Evil começa com um garotinho empolgadíssimo ao ver atores reais dentro de um game, assustado com uma mansão sinistra (muito mais sinistra que as coisas que esse garotinho estava acostumado na sua faixa etária) e, com um zumbi andando lentamente em sua direção, enquanto ele, gritando, nada conseguia fazer além de ficar dando voltas em torno dele mesmo com a personagem (Jill). Com a inevitavel morte, desligou o console rapidamente quando surgiu os (sinistros) dizeres: You're Dead, e prometeu que jamais jogaria aquela porcaria, e que precisaria trocar de jogo quando tivesse oportunidade (algo que só aconteceu mesmo com Sillent Hill, alguns anos mais tarde).

Bem, brincadeiras a parte, sou fã incondicional de Resident Evil. E esse meu fanatismo começou a partir do segundo game, já que a série deixou de ser tão bizarramente sinistra (alguns podem argumentar que não era tão sinistro assim, mas aquela mansão vermelha e branca, aquela musiquinha que até hoje não saiu da minha cabeça, e aqueles gráficos horríveis são motivos o suficientes para serem considerados um terror foda), eu já era um pouco mais grandinho, e bem, o segundo foi melhor. Melhor por vários motivos, dentre eles, seus personagens: Leon e Claire.


Pois são justamente esses os protagonistas do primeiro filme em computação gráfica da série, e como fiquei amargamente decepcionado com os que passaram na tela grande, depositei ainda mais expectativas neste. E bem, é um filme muito legal. A história aqui não só é fidelíssima, como mostra o que aconteceu com alguns personagens, e até oferece um gancho para Resident Evil 5. O desenvolvimento da trama é legal, e fiquei feliz em ver aqueles personagens que tanto conhecia (principalmente Claire) vivendo uma vida comum, à luz do dia sem o menor clima de terror (opção acertada de qualquer bom filme do gênero). As cenas de ação também ficaram muito boas, e com excessao à sequencia final, que tem lá seus exageros, o ritmo das cenas é o que Resident Evil sempre precisou ser: uma galera com armas de fogo pipocando zumbis e tentando sair dali com vida. Nada de personagens sobrenaturais que descem paredes atirando, como se estivessem no universo de Devil May Cry.

A animação não é das melhores que eu já vi. Mas é preciso assistir Degeneração sem se preocupar tanto com isso. Ignorando algumas imperfeições faciais, dá pra assistir numa boa. É um filme de animação super divertido, mesmo que seja mais para fãs, que serve dá uma grande lição de como fazer filmes baseados em games. A lição é: leve o espírito da franquia intácto para a tela grande.

4 comentários:

Diego Araújo disse...

Estou curioso para ver o filme. Sou um fã tardio de RE, pois só agora tive maior contato com os jogos. Mas adoro os personagens e a trama é bem bacana (tirando os filmes live-action).

Marco Paulo disse...

Carai por que você não tinha me falado ainda desse filme? Nem pra colocar um nome pra eu pegar no torrent hein! Mas eu acho e assisto. =*

Bráulio Oliveira disse...

Uma pena não ter sido disponibilizado nos cinemas brasileiros, apesar da representatividade dos demais filmes live-actions por aqui.

Cara, achei seu blog bastante interessante, sou membro do Devaneios Nerds (devaneios-nerds.blogspot.com), e lá nós também adotamos uma postura bem eclética, desde games, séries, a filmes e música. Gostaria de saber como podemos conversar quanto a uma parceria!

Bráulio Oliveira disse...

Olha, perfeito então! XD

Já favoritei seu blog nos nossos links!

Meu email está no meu perfil, me adicione ou repasse algum email pelo qual possamos nos comunicar (caso queira discrição envie para devaneiosnerds@gmail.com) e trocar idéias sobre como melhorar nossos blogs.

Abraços!