segunda-feira, 21 de maio de 2007

Está pronto para mudar sua forma de viver?

Tá bom, o aquecimento global não é novidade. Aliás, é bem provável que 2007 seja lembrado oficialmente como o ano em que o homem parou para pensar no estrago que está fazendo ao planeta em que habita (isso é, caso não caiam alguns aviões em solo americano ou coisa do tipo). E enquanto não descobrirmos exatamente o que está acontecendo, se me permitam o clichê, melhor previnir do que remediar.

Nesse "campo de batalha", as opiniões são diversas. Al Gore, em seu documentário vencedor do Oscar 2006, defende a idéia de que o aquecimento global já está ocorrendo, mas que somos capazes de para-lo se tomarmos as atitudes corretas. Outro documentário chamado The Great Global Warming Swindle afirma que a humanidade não é a causadora do aquecimento global e sim o sol. Existe ainda, outro atual participante dessa briga toda, é o inglês Augie Auer, que diz que o aquecimento global será considerado uma piada daqui a cinco anos. Segundo ele, a contribuição do homem às emissões de gases é tão pequena que não conseguiríamos alterar o clima. "É hora de atacar o mito do aquecimento global", conclui.

Mas quem no fim das contas diz a verdade? Será que a preocupação dos mesmos são conservar o meio ambiente? Ou haveria uma guerra de interesses financeiros movendo essa briga toda? Que o clima de 30 anos pra cá está radicalmente alterado, não há duvidas. No meio a tudo isso, qual seria a atitude certa a tomar? Será que a possibilidade do problema não ser real nos dá a direito de aumentar o nosso conformismo e agirmos de forma inconsequente? Ou será que não se trata de uma chance para um pensamento otimista, para maior esperança e consequentemente ainda mais cuidado para preservar o nosso planeta não seria a atitude correta? Afinal de contas, aquecimento global não é o unico problema ambiental que enfrentamos. Junto a ele temos poluição, desmatamento e escassêz de água.

Uma Verdade Inconveniente faz uma alerta preocupantíssima sobre o tema e é um pouco difícil não se convencer com os argumentos de Al Gore. Mas o final é otimista: se fizermos a nossa parte, poderemos reduzir a emissão de carbono à uma quantia menor que nos anos 70. E então ele encerra com os dizeres: "As futuras gerações deverão se perguntar: Por que nossos pais não fizeram nada, por que não agiram quando tiveram a chance? No que eles estavam pensando? Precisamos ouvir essa pergunta deles, agora..."

E você, está pronto para mudar sua forma de viver? Acesse o site www.climatecrisis.net para saber como...

3 comentários:

kelly borges disse...

parabéns pelo texto !
se a falta de cuidado com o ambiente é a causa ou não do aquecimento global isso pouco importa diante da gravidade que é o ser humano degradar com tamanha facilidade aquilo que inexplicavelmente existe ou para quem acredita em Deus, que ele demorou 7 dias para construir ... falta o espiríto de coletividade, o mundo é um espaço para inúmeras gerações habitarem, por que todo mundo faz dele sua casa ?

abraço nandim !

Unknown disse...

E AI VELHINHO BELEZA(POSSO FALA ASSIM POIS SOU AMIGO DESSE GRANDE GAROTO INTIMO DA ARTE DE ESCREVER BONS TEXTOS) OLHA UMA COISA QUE ESSES DOCUMENTARIOS AMBIENTALISTAS AINDA NAO EXPLICARAM DE FORMA CLARA E OBEJETIVA E COMO EXATAMENTE A AGUA E CLASSIFICADA COMO RECURSO NAO RENOVAVEL... ANALISE O CICLO DA AGUA, ORA ONDE EXATAMENTE NESSE PROCESSO OCORREM AS PERDAS DESSE IMPORTANTE RECURSO ESSENCIAL A VIDA?

Nandim Rodrigues disse...

Ae Israel... eu tive uma aula sobre isso há muito tempo atrás (se não me engano 1° colegial), por isso não me recordo tão bem. Mas oq eu acho é q o problema da água não está no fato dela ser consumida, mas sim na dificuldade que se encontra de renovar. Por exemplo, o ciclo da água envolve uma retirada de H2O de todo planeta (inclusive das rochas), que na forma de vapor, se acumula e sobe até as núvens para se tornar chuva. Esse é um ciclo natural que o planeta consegue fazer em seu estado completo, ou seja, não deveria haver falta de água para nós. Até mesmo a urina que agente solta se torna a água que bebemos no futuro (blehh ;P)...

O problema é justamente essa capacidade de manter o ciclo que está sendo afetada devido ao nosso descuidado com o planeta. Com toda essa poluição e desmatamento, a Terra está sofrendo penalidades e se torna cada vez mais incapaz de "reciclar" a água que é gasta. Vai chegar um momento que o nosso "estoque" será o último, por isso os cuidados com gastos excessívos de água já estão sendo tomados.

Espero ter ajudado.. valeu ;)