segunda-feira, 7 de maio de 2007

Homem Aranha 3

Com um orçamento de 258 milhões de dólares (valor mais alto já investido em um filme), um hype absurdo gerado pelos 2 bem sucedidos episódios anteriores e um dos vilões mais queridos de toda a história de super-heróis, Homem Aranha 3 carrega o peso dificílimo de fechar a trilogia (mas não necessariamente toda a saga) com chave de ouro. E por mais que eu admire toda a produção, não consigo conter uma ponta de decepção por este filme, mais frágil e irregular que os antecessores.

A história gira novamente em torno dos conflitos de Peter Parker, que escolheu dividir sua vida de herói e manter uma relação com com Mary Jane. Prestes a pedi-la em casamento e com o louvor de finalmente ter conquistado a simpatia do povo de Nova Iorque, o amigo da vizinhança está mais confiante do que nunca. Por outro lado, MJ se sente abalada por ter sido demitida da peça de Broadway na qual era seu sonho atuar. Para completar, Harry Osborne (amigo de infância de Peter), que jurou vingança ao descobrir a verdadeira idêntidade do aracnídeo, veste o trage de duende de seu pai para dar trabalho ao herói.
De fato, Homem Aranha 3 é um filme agradável. O problema foi justamente o excesso de subtramas que tira o rítmo da narrativa e desfoca o expectador da aventura principal. Além disso, um número muito grande de novos personagens acaba trazendo pela primeira na série figuras unidimensionais, sem oportunidade de serem bem construídas.

Mas isso não significa que o filme não tenha seus ótimos momentos. Muito mais engraçado que os anteriores, com efeitos especiais de cair o queixo (o Homem Areia e Venom estão incríveis) e sequencias memoráveis, Homem Aranha 3 consegue do seu jeito, ser um blockbuster muito interessante. É incrivel como os filmes da série no cinema conseguiram nos transportar para este universo tão rico, expressando na fantasia tantos elementos aos quais nos identificamos. É uma pena que irônicamente, como Peter Parker, Sam Raimi (diretor) tenha sido invadido por um excesso de confiança quase sobrenatural, que o fez cometer alguns deslizes desta vez, mas de modo geral, a saga está longe de ser estragada.

Nenhum comentário: